terça-feira, 28 de junho de 2011

Não basta apenas água, comida e quintal.

Desde que o mundo é mundo e os cães estão conosco, vemos a famosa imagem do cão no quintal " alegrinho " em sua corrente ou não, ao lado de seu pote de água e comida e às vezes com sua casinha fofa. Mas não é bem por aí que a coisa realmente funciona. Com os vários estudos sobre o comportamento desses animais, podemos constatar que eles apreciam e são mais felizes com muito mais do que essa cena. Os cães precisam sim de espaço pra se exercitar, algumas raças mais que as outras. Mas o essencial para a felicidade canina está em sua convivência constante com seu dono e familiares, o que eles consideram sua " matilha ".
Cães precisam de atenção ( quando moderada ), trabalho ( ter o que fazer ), exercícios ( para gastar energia ) e carinho ( nas horas vagas ). Eles vivem em conjunto com outros quando em sua natureza, portanto um cão feliz necessita dessa compania pra se concretizar. Claro que podemos ter um cãozinho no quintal, pois muita gente não gosta de animais em casa. Mas faça do quintal uma recanto maravilhoso para seu cão e não um refúgio obscuro da falta do dono. Vá ao quintal, brinque com seu amigo, dê atenção, escove o pêlo para interagir, pegue a guia e dê uma volta com ele ( além da energia gasta ele irá interagir de forma positiva com seu dono ).
Os cães que estão dentro de casa também precisam de cuidados. Mas já é " meio caminho andado " estando com seu dono em seu aposento. Mas aí também mora o perigo. Alguns donos mimam seus cães, confundem atenção com excesso de carinho e transformam seu amigo em uma máquina de estresse mimada e sem controle, achando q podem tudo. Cães de apartamento também necessitam de passeios, alguns nem tanto por gastar energia, mas porque é sempre indicado como terapia comportamental, saúde corporal, enfim, é sempre benéfico.
Ter um cão requer aprendizado constante.. saber amar, cuidar e zelar pelo amigo que viverá pelo menos uns 13 anos com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário