quarta-feira, 22 de junho de 2011

A importância da socialização canina!

    Quando um cãozinho chega ao seio familiar dos humanos, é importante q haja desde sempre uma apresentação da hierarquia, assim como os lobos fazem na matilha. É preciso observar se o filhote é dominante, submisso, medroso, enfim, saber observar o temperamento do cão. Filhotes submissos nem sempre são medrosos, o medo pode acarretar agressividade quando adultos, PODE, vale ressaltar q nem todos, mas mesmo assim não é bom adquirir um cão medroso. Os submissos são mais tranquilos e sem deixam levar sem transtornos, e são indicados para criadores leigos que não sabem conduzir um cão, ainda. Deixemos os cães dominantes para pessoas mais eficientes no assunto, senão seria o caso de contratar um adestrador. É muito fácil diferenciar dominantes, submissos e medrosos na ninhada. Os mais dominates estão sempre " atentando " o irmão, mordiscam, estão sempre por cima, e até rosnam, tentando sempre dominar. Os submissos são mais calmos, meigos e atentos ao agrado. Os medrosos estão sempre mais escondidos, alguns tremem, não gostam muito de brincar e fogem ao menor dos ruídos.
    A mamãe do cãozinho costuma fazer sua parte no começo da socialização dos filhotes, mas depois da desmama cabe a nós proprietários terminar esse processo ( mas que na verdade nunca termina, pois cães costumam sempre testar sua hierarquia ). Não é aconselhável brincadeiras de morder, cabo de guerra, indução ao nervosismo, enfim, isso costuma irritar o cão e atiçar seus instintos. Devemos sempre nos impor, sem gritar, mas com rigor. Devemos deixar os cães à vontade pra explorar, mas nunca permitir que fiquem em todo espaço sem limites, pelo menos até o dono estabelecer quem é que manda!
   Não deixe o filhote fazer algo que seja bonitinho enquanto filhote e que você não queira quando adulto. Na maioria dos casos o maior culpado de cães mal educados e neuróticos são os donos, e ele não gostam de ouvir isso. Se existir um equilibrio, harmonia, respeito e dedicação o seu cão será o melhor do mundo. Não existe cão burro, existe dono inexperiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário