segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma raça que combine com você!!!

Já repararam na quantidade de raça de cães que vemos hoje em dia? Sem contar com os nossos queridos vira-latas e suas nuances. Pois bem, quando queremos e decidimos enfim adquirir um companheiro de quatro patas, temos que estar cientes do trabalho e dedicação que necessitam. Mas também temos que levar uma coisa muito importante em consideração, para aqueles que decidem ter um cão de raça. Sem querer desanimar, mas não podemos de forma algum escolher um cão apenas por sua beleza, tamanho, imponência, versatilidade..etc. Temos que escolher um cão que acima de tudo isso combine com você!! Sim, existem cães com diversos temperamentos e peculiaridades. E não adianta em alguns casos a convivência com o dono, na maioria das vezes o cão de raça costuma ser fiel aos seus instintos primários desde seu aparecimento. Vou citar alguns exemplos de raças e seus temperamentos:
Pra quem acha lindo o Chow Chow com sua língua exoticamente azul e sua coloração alaranjada com pêlos enormes formando uma bela juba, como um leão. Pois saibam que esses cães são verdadeiramente reservados, nada amistosos com estranhos e não são muito inclinados a brincar. Então pense bem antes de adquirir um peludão desses, pois além de ser um cachorrão que irá ocupar um certo espaço, são cães mais arredios. Pra quem gosta de receber visitas, dar festas em sua casa, enfim, donos que são sociáveis não iriam agradar muito dessa raça. Costumam se frustrar quando o cão vai embora do recinto ao ser solicitado por uma visita a brincar. Mas claro, isso não é uma regra absoluta, existem Chow Chows por aí que costumam fugir desse contexto.
Outra raça bem peculiar parecida com o Chow Chow é o Akita, também reservado.. aliás como todos os seus " primos " japoneses. Shar-pei, Shiba.. portanto, pesquise bem antes de adquirir certos exemplares. Algumas raças são reservadas, mas não hostis, como o Kuvasz por exemplo. Esse lindo cão Húngaro é uma cão de guarda com cara de pelúcia. São considerados cães de indole felina por serem bem independentes mas são ótimos companheiros. Se não querem chegar perto, não chegam, mas também não hostilizam a visita.
Dálmatas costumam ser agitadinhos e bagunceiros, e devido ao descontrole de cruzamentos não se sabe dizer hoje em dia qual é seu temperamento típico. Encontramos muitos exemplares nervosos e ansiosos, o que faz com que os pintadinhos fiquem bravinhos em alguns casos.
Afghans Hound são lindos, majestosos mas também independentes. Pra se conduzir um cão desses precisa-se de alguma experiência. Rottweilers são amorosos com a família assim como o perseguido Pit Bull, porém a má condução e descontrole de criações fez desses cães alvo mortífero da mídia. Mas são em sua tipicidade cães maravilhosos, porém, como todo cão de guarda, reservados com estranhos. Mas se a visita for bem vinda pelos donos, até que a convivência se torna pacífica.
Dobermans foram cães muito visados também, causando descontrole total e com isso formando cães atípicos. Exemplo disso são os poucos canis que vemos hoje em dia tentando salvar essa raça tão diferente.
Cada pé tem seu sapato velho, dizem os mais experientes. Existem cães para trabalho, crianças, guarda da casa, rebanhos, esportes e uma série de outras atividades. Vamos escolher a raça que melhor combine com você. Muitos dos casos de abandonos de cães se dá numa má escolha da raça. As pessoas levam o filhotinho ( que é lindo em todas elas ) pra casa e esperam ver um cão comportado e amigo quando adulto, e nem sempre isso ocorre.
Além da boa escolha, devemos dar uma boa educação para assim termos um belo amigo ao nosso lado. Espero ter ajudado com essas dicas e desejo sempre uma boa sorte aos futuros proprietários de cães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário