domingo, 30 de setembro de 2012

Polêmica sobre castração!

Polêmica sobre castração.

Vamos amplificar a situação, pois nada é concreto e absoluto quando o assunto é delicado. Sempre dou minha opnião aqui sobre assuntos polemicos com o intuito de ajudar, de colocar os donos pra pensar e não se sentirem pressionados quanto a essa questão.

Mais uma vez, vejo radicalistas dizendo e colocando em julgamento os donos q cruzam seus animais, ou q não castram rap
idamente. Como se vc, dono, só seria abençoado e amigo dos animais se fizesse tal ação.

Bom, antes de mais nada eu pesquiso mto sobre cada assunto q coloco aqui, portanto não tira de trás da orelha.

Sobre a castração: Utilizada para controle da população dos cães de rua, para evitar suposta doença, para salvar cão ou cadela já doente e para fins terapêuticos, ou seja, para tratar um cão com desvios de comportamento por conta de agressividade, agitação, compulsão, enfim, uma série de problemas.

Nesses casos eu sou TOTALMENTE a favor! Claro, queremos sempre o bem do animal. Mas é só. Pq?

Bom, pq fora esses problemas não vejo motivos para aplicar a prática. Os animais nasceram castrados? Não. Portanto é algo anti natural. Veterinários idôneos sabem disso, penso q deveriam fugir dos q impõe a castração. Os profissionais não saem castrando animais sem alguma causa, ou pq simplesmente o dono quer, a não ser q queiram mesmo. Eles sabem q em um cão saudável seja mental ou fisicamente, não é preciso castrar.

Se vc tem um macho sozinho em casa, calmo e caseiro, pq irá castrá-lo? E isso serve tbm para fêmeas.

Outro fator chatíssmo q eu sempre coloco para ser lembrado. Donos, vcs TEM o direito de ter a ninhada fofinha de suas fêmeas sem dor na consciência ( claro, desde q fiquem com os filhotes, vendam ou coloquem para adoção em lares q vcs saberão sobre o futuro do animal ). Sim, pq não? Pq temos q nos submeter a prática da castração se nossa vontade é querer cruzar nossos cães? Veja bem, oq estou dizendo aqui não deve ser deturpado ok? Não deixem seus machos impossíveis sairem para cruzar com fêmeas de rua, estou discorrendo o assunto justamente para donos responsáveis.

É certo q a castração evita doenças como o tumor, mas tbm não é certo q o cão terá tumor se não for castrado. Converse sempre com o veterinário e vcs verão q não é feio, nem culposo, nem crime vc não castrar e tbm cruzar seu pet.

Valorizo, não julgo ( jamais ) e acho lindo o trabalho de certas ONGS sobre o mutirão de castração. Mtos ali querem o bem dos cães de rua, e pra esses sim eu apóio, pois não temos como controlar a população deles. Mas com bom senso e critério eles deviam avaliar e repensar sempre antes de postar alguma polêmica radical.

Pra quem sabe ler, um pingo é letra. Não preciso explicar pq defendo cada lado. Cada um com sua verdade. Mas como adestradora e conhecedora do assunto, devo alertar os casos abusivos e controladores sobre a bendita castração.

Grata.

Jú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário