segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nunca olhe nos olhos de um cão!

Deixe-me explicar: Nunca olhe nos olhos de um cão de guarda ou apenas territorialista, ou de cães dominantes, ou q estejam em alguma situação como fuga da casa, cio de cadela, enfim... Uma série de momentos.


Estar andando pelas ruas e passar por um cão e olhar em seus olhos é uma situação corriqueira, e desse modo não há risco algum, é comum. Mas encarar um cão minutos suficientes em q ele entenda q está sendo ameaçado, é um risco.

Mtos acidentes com cães ocorrem por conta desse momento, sem q a pessoa perceba q está agindo assim. Quando vemos um cão e ficamos com medo dele, automaticamente olhamos em seus olhos ou corremos, oq tbm não é bom, é instinto de caça e presa. O certo seria ficar imóvel e de cabeça baixa, ou com o corpo mais baixo q o cão. Mas quem em uma situação dessas faria isso? Como ter sangue frio? Pois é, é tenso mesmo, mas não custa alertar e tentar sempre lembrar dessa dica.

Cães atacam sob três hipóteses: Pq foram ensinados, pq são ameaçados, seja voluntária ou involuntariamente ou pq estão loucos. O primeiro caso é bem comum, fruto de donos irresponsáveis. O segundo acontece por irritação ou sem querer, e o terceiro é raro, oq faz com q as pessoas erroneamente coloquem o cão sob esse aspecto.

OBS: No caso dessa foto, só pra explicar. Lendo minhas dicas anteriores, verão q os cães precisam de um líder, de uma matilha, portanto se seu cão já está devidamente em seu lugar na matilha de sua casa, vc poderá exercer sobre ele qualquer estímulo q fora de sua natureza não poderia. Esse é um olhar de carinho, nada mais!

Júlia Guglinski.

3 comentários:

  1. Comigo aconteceu isso. Meu cachorro me atacou quando olhei nos olhos dele, estava bem próxima a ele, fazendo carinho do seu lado. Estavamos no sofá, quando deitei ele também deitou, cheirou meu rosto eu olhei nos olhos dele e ele me atacou, assim do nada. Mordeu minha boca, ficou super irritado, parecida que nao me conhecia, foi assustador. Um ano atrás, aconteceu a msm coisa com meu irmão. Ele atacou da mesma forma. Meu irmao brincou com ele, pulou em seu colo e meu irmao aproximou o resto dele, nao deu outra. Mordeu feio. Ele é macho na epoca dos ataques não era castrado. Enfim, até hj não entendi mto bem o que deve ter passado na cabeça dele.
    O que explica um comportamento assim? Pois ele está conosco desde filhote.. é amoroso com todos na casa.

    ResponderExcluir
  2. Que loucura... O meu olho nos olhos na brincadeira. E no dia a dia ele desvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pq vc já é dominante em relação a ele! O que não ocorre no caso acima, onde o cão ainda estava se posicionando em uma posição acima de seus donos!

      Excluir