quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vida de adestrador não é fácil!


Uma notinha básica:

Conhecendo um adestrador e o trabalho dele para não se equivocar. Adestrar um cão, complicado ou não é lidar com uma vida, é lidar com mudanças repentinas, com instinto... Adestrar um cão é tentar compreender o mais perto possível o seu mundo.

Vida de adestrador não é fácil, é piadas à parte, precisamos na maior parte do trabalho adestrar os donos primeiro. Donos q mimaram demais, q permitiram demais, q abusam demais, q acham graça de coisas q no futuro vão deixar de ser uma gracinha.

Donos q nos ligam quando o cãozinho é um filhotinho fofo mas q desistem ou pelo preço, ou falta de disponibilidade em nos ajudar, ou qualquer outro motivo, mas q depois nos procuram desesperadamente pq perderam as rédeas, pq o cão ficou imprevisível, endiabrado e fora de controle.

É nosso dever e nosso trabalho ajudar, sim, mas cães não são máquinas programadas para atender aos nossos caprichos, e nós adestradores não fazemos milagres. Programas de TV como o " Encantador de Cães " com o César Milan, ou o Doutor Pet são editados, eles gastam semanas ou meses com o trabalho, gastam idéias, dão " voltas " nos donos q não querem aparecer " feio " na TV. E como estão lidando com um Astro dos cães, logo acatam prontamente oq ele(s ) diz. Afinal não deve ser barato mesmo!

Eles vão lá, sem meias palavras, costumam ser hostis com os donos puxando-lhes as orelhas. Donos, queridos, precisamos de vcs, afinal de contas o cão é de vcs, vivem com vcs e não conosco. Já ouviram falar de cães q aprendem só com os adestradores? Vcs acham mesmo q a culpa foi nossa? Não, eles aprenderam não é? Só q o foco ficou só no adestrador pois o dono não se manifestou no ensinamento. Não fazemos sozinho, precisamos do apoio de vcs pra q tudo dê certo, assim nem o nosso trabalho nem o dinheiro de vcs seriam gastos em vão.

Lidei e obtive mto sucesso com donos fantásticos q gostariam mesmo e imploravam pra ter seus cães exemplares. E digo, o trabalho foi mais curto e com excelente resultado. outros desistiram por não confiar, não ver o resultado em UMA SEMANA???!! Por achar caro, enfim...

Cada caso é um caso, pra quem me pergunta quanto tempo? Não sei, depende do dono, sinceramente. Já levei cães de clientes pra minha casa e lá eram exemplares, quando voltavam pro dono, voltavam a ser os mesmos. O adestramento profissional dura em torno de 3 a 4 meses, ponto. Eu trabalho a domicilio, cuido como se fossem meus filhos, mas os donos realmente " estragam " quando vou embora. Fazendo a minha parte e tendo o retorno dos meus clientes eu garanto q o cão fica um exemplo. Mas não me venham com: Eu quero só um mês!! Ou, com uma semana dá? Ou, eu não paro em casa, como faço? Pq assim fica mto difícil mesmo. Ou disponibilizam alguns meses pra ajudar seu amigão, pra ajudar na harmonia da família ou vão perder tempo e dinheiro.

Assim como gasta-se com Pet Shop pra embelezar, com veterinário pra curar, com petiscos caros em padarias pra cachorro, em casamentos de cachorro, pq não gastar e ajudar no adestramento do seu Pet?

Palavra de adestradora, uma palavra amiga de quem quer ajudar os clientes e seus cães.

Grata.

Jú.

Um comentário:

  1. Olá. Sou adestradora também. Esse trabalho é para poucos rs. É muita coisa que tem que entrar por um ouvido e sair pelo outro

    ResponderExcluir