sábado, 9 de julho de 2011

Ensinando comandos básicos!

Qual o dono de um cão não ficaria feliz em ter um amigo inteligente e obediente? Pois então, aqui vão algumas dicas simples e sem muito mistério para conseguir de seu peludo alguns truques.

° SENTAR: Não é complicado quanto parece, e pelo meu método funciona de forma rápida e simples. Muitos adestradores utilizam as mãos para ajudar empurrando a garupa do cão, mas penso que esse é um exercicio bem simples já que o cão já o faz instintivamente. Normalmente qualquer comando que você dá ao cão, se ele estiver concentrado em você ele irá sentar olhando em seus olhos, e daí já começa sua façanha. Assim que ele sentar você clica ( se tiver o clicker ) e recompensa com o patisco e carinho. Se ele se levantar você repete até ele se sentar, se continuar sentado estimule para levantar, fazendo-o sentar logo em seguida. Faça repetidamente, mas sem cansar o cão, até ele assimilar o pedido. Ah, e não se esqueça de sempre dizer " senta " em cada comando.


° DEITA: É um pouco mais complicado que o senta, mas mesmo assim não é um exercicio difícil. Para aprender o deita, seria bom já ter aprendido o senta. Com o cão sentado faça o comando apontando o indicador no chão. No começo o cão fará para tentar pegar o petisco, mas não tem problema, logo ele fará apenas com o comando. Se ele não deitar com o dedo apontado para o chão, dê o comando novamente puxando levemente a pata dele até ele deitar e se fizer, recompense. No começo você deverá puxar as patas delicadamente para não distraí-lo e deixá-lo concentrado em sua mão com petisco. Repita até ele deitar com o dedo apontado para o chão. Assim que ele assimilar você já pode afastar mais o dedo e seu corpo também até o cão deitar sob o comando.


° DÁ A PATINHA: Esse exercício também não é muito complicado, já que o cão utiliza muito suas patas para conseguir algo, inclusive atenção. Pare na frente do cão, estenda a sua mão em frente a uma das patinhas e peça a pata. Pode acontecer do cão já utilizar a pata como insegurança e daí você terá sucesso rapidamente, pois você pega a pata e dá o petisco. Se o cão não for um peludo que utiliza muito as patinhas, você pode fazer como no comando deita, ajudando com sua mão. Peça a patinha e enquanto isso puxe delicadamente a pata e pegue. Recompense. Repita. No começo você deve pegar a pata degavar, depois que ele aceitar você recompensa. Alguns cães usam a pata para pegar algo. Uma outra maneira pode fazer o sucesso chegar rapidamente. Coloque o petisco próximo ao focinho com as mãos fechadas. Ele tentará pegar usando as patas, daí você recompensa quando ele levantar a pata e você pegá-la.


° GIRAR: Esse costuma ser bem fácil. Use o petisco para atrai-lo até sua mão. Com o comando faça ela rodar seguindo o petisco. Repita várias vezes. Aos poucos vá afastando a mão com o petisco fazendo apenas o movimento de rodar com sua mão. Depois de assimilado, sem o petisco o cão fará o exercício, mas recompense-o.


° FICAR: É um dos melhores comandos que existem, pois controla a ansiedade do cão e facilita a vida do dono em vários acontecimentos como sair com o carro da garagem, ou quando o dono não permite que o cão entre em algun recinto, e também para evitar pulo nas visitas e neles próprios, enfim, o fica ajuda em diversas situações.
Com o cão sentado, erga a palma da mão como sinal de " pare " em frente ao seu focinho, e diga " fica ". No começo você deve se afastar aos poucos e lentamente pois o cão ainda estará estimulado a segui-lo e estará confuso. Se ele ficar que seja um pouco você clica e recompensa. Repita afastando - se mais, clica e recompensa. Repita afastando mais ainda, provavelmnete ele já assimilou mais ou menos e ficará mesmo tentando sair. Se ele se levantar diga não e volte ao local de partida. Quando o cão já estiver familiarizado você já pode se afastar mais e até entrar em algum cômodo que ele não tem veja.


Bom, lembre-se sempre que esses comandos não devem cansar muito o cão, não repita muitas vezes exageradamente. Vai chegar um momento que o cão se cansará e não vai estar mais interessado prejudicando os exercicios. O que pode acarretar um desinteresse até pelo petisco se for usado em demasia. Todos os cães sadios estão aptos a aprender e agradar o dono. Lembrando também que o petisco é utilizado apenas para ensinar o cão, pois depois de aprender ele vai querer sempre agradá-lo e não precisará mais de petisco para fazer o que lhe foi ordenado. Claro que cabe ao dono, às vezes presenteá-lo, mas não precisará ser sempre.

Boa sorte com seu amigo.

2 comentários:

  1. Oi amei seu blog e já estou seguindo!!me segue também o endereço é o http://soltandooosbichos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,estou reativando ele. Logo, logo posto mais coisas.

      Abraços.

      Excluir