segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cães dominantes e agressivos.

Hoje vou falar sobre cães antisociais, dominantes e agressivos com outros animais.
Já vou começar dizendo que o problema está na escolha da raça, histórico dos pais e temperamento dos donos. Volto a dizer que quando resolvemos ter um cão devemos SIM observar e pesquisar sobre o instinto, temperamento e sobre a história da raça. Pra que serve, porque foi desenvolvida, que tipo de trabalho ela fazia

nos tempos mais remotos da raça. Não adianta por exemplo adquirir um Pastor Alemão desde bebezinho, criado em um ambiente cheio de pessoas e de forma carinhosa, ele poderá, veja bem, quase que certamente ativar seu instinto protetor e de guarda, sendo assim o dono terá que tomar certos cuidados com as visitas.
O que eu quero dizer com isso? Um Bullmastiff, Pit Bull, Fila Brasileiro, enfim, raças com dominância alta e desenvolvida para guarda não tem grandes chances por exemplo, de gostar de outros animais, a menos que tenha convivido com eles desde a infância. Quando ouvimos um: Aii, o cachorro bandido da minha vizinha matou meu gato! Para os leigos isso é um absurdo, mas não é. provavelmente o cão que matou o gato não conviveu com esse animal, e deve possuir ancestral de guarda ( se for um vira lata ) ou o próprio cão de guarda.
Nesse caso o cão agiu por instinto e não por ser um culpado monstruoso. Se você quer um cão de guarda em sua casa, ou qualquer outra raça que tem por instinto não aceitar outros animais, entenda isso. O que acontece hoje em dia é que as pessoas estão por fora do assunto, não pesquisam, adquirem cães por impulso e beleza sem saber como agem. Muitas raças, mesmo adultas aceitam gatos, Hamsters e outros animais, se q idéia é ter outros animais, busque pesquisar sobre essas raças. Mas como eu disse, se quiser um cão de guarda que aceite outros animais, que eles sejam apresentados desde filhotes.
Enfim, essa foi a minha dica de hoje. Vamos aprender mais sobre nossos amigos de quatro patas e não vamos julgar suas atitudes naturais ou impostas sem antes saber do que se trata.

Júlia Guglinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário