terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cães medrosos, por natureza ou não.

Hj vou falar dos cães medrosos, por natureza ( oq são mais raros ) ou por algum motivo qualquer. Quando se fala em liderança, líder da matilha, logo o dono quer se impor de qualquer maneira e às vezes isso nem é necessário quando se trata de cães mais submissos. Alguns cães já nascem predispostos à submissão, portanto não se deve impor de maneira enérgica tais procedimentos. Quando o cão te vê e j
á vira a barriguinha pra cima por exemplo, já é um sinal de: Opa, vc quem manda, ok? Daí é mto mais fácil aplicar ensinamentos básicos e não ensinamentos de matilha. Cães q urinam quando o dono aparece tbm é um caso mto comum de submissão. Porém são casos que devem ser corrigidos, pois além de desagradáveis são casos de grau máximo onde o cão tem mais medo do q respeito, e isso pode ser facilmente confundido com liderança. Se vc perceber uma certa submissão " simples " em seu filhote, faça os comandos de forma branda e não use mta punição. Vc não quer ver seu amigo com medo de vc, não é? Cães com potencial alto de dominância q necessitam de mais pulso firme.
E lembre-se: O medo e a agressividade estão bem próximos, vendo q o segundo é consequência do segundo.
Como saber se seu cão é submisso de natureza? Ele terá saúde, vai ser brincalhão, não vai se esconder e nem ficar apático. Vai se alimentar normalmente. Isso é mto bom, vc vai ter um cão sadio física e mentalmente e de quebra um cão que irá acatar sua liderança.
O cão medroso na forma ruim, vai sempre se esconder, ter um olhar triste, não brinca, fica manhoso, enfim.. não é legal.

Uma dica: Se vc é leigo no assunto não escolha nunca o filhote mais " ativo" da ninhada e nem o mais " bocó ". Arrume um meio termo.

( Júlia Guglinski ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário